Auditorias em franquias consiste, de forma resumida, no conjunto de procedimentos que tem a finalidade de manter o padrão físico e operacional das lojas, atuando na resolução de problemas e garantindo a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela rede. Desta forma, são fundamentais para propiciar qualidade e padronização da rede em diversos aspectos, tais como: a fachada e a decoração das lojas, o atendimento por parte dos colaboradores, a qualidade dos produtos.
Os franqueados devem seguir as diretrizes e regras que caracterizam a identidade da rede, preservando o padrão da franquia, e uma das maneiras de manter este controle sob a conformidade operacional delas é por meio de auditorias.
Desta forma, elas consistem em vistorias profundas nos processos de cada unidade ou da rede para detectar inconformidades, diagnosticar eventuais problemas, identificando também aspectos a serem objeto de correção e sugestão de possíveis melhorias.
Por extensão, além de ser um indicativo de que todas as normatizações ou regras estão sendo efetivamente atendidas pelos franqueados, também pode ser utilizada para o aperfeiçoamento dos processos internos, ou na resolução de problemas que estejam atrapalhando a operação da loja ou rede.
As auditorias podem ser subdivididas em mais três tipos: auditoria operacional, contábil e de qualidade.
Auditoria Operacional
A auditoria operacional tem como finalidade realizar a análise envolvendo o funcionamento da empresa em sua rotina diária, tendo como foco a busca de resoluções para problemas de eficiência, otimização e utilização de recursos, principalmente no que concerne à gestão de estoques, relacionamento com fornecedores e na prevenção de perdas.
Auditoria Contábil
A auditoria contábil é um processo de análise da situação financeira da empresa que permite atestar a precisão dos registros contábeis, identificar falhas de controle ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.
Por suas características, a auditoria é capaz de apresentar ao empreendedor uma opinião embasada sobre a realidade financeira do negócio, com segurança e transparência, permitindo a ele conhecer os problemas, suas causas e consequências, além de receber orientações sobre possíveis correções a implantar.
Auditoria de qualidade
A auditoria de qualidade tem como premissa a avaliação da qualidade dos produtos comercializados ou serviços oferecidos pela loja ou rede, incluindo as normas de padronização, segurança e vigilância sanitária.
CONTABILIDADE E AUDITORIA DE FRANQUIAS
O modelo de negócios baseado em franquias tem aumentado a sua relevância econômica e financeira no Brasil, portanto, cuidado especial deve ter os franqueados e franqueadores no desenvolvimento da contabilidade, bem como na consistência dos processos, gestão financeira e no cumprimento das legislações fiscais e tributárias.
CONTABILIDADE DE FRANQUIAS
A contabilidade de uma franquia precisa atender às disposições da Lei de Franquias com relação ao pagamento de royalties, pagamento do Imposto de Renda (IR), forma de participação nos lucros, atualização monetária do valor da franquia, e outras particularidades expostas nas cláusulas contratuais.
AUDITORIA de FRANQUIAS
Auditorias Internas
Estão relacionadas aos processos de dentro da empresa e englobam toda a operação, contabilidade, políticas do negócio, gestão de qualidade, normas de padronização, segurança do trabalho, infraestrutura interna, legislação e outros fluxos semelhantes.
Auditorias Externas
Por sua vez, as auditorias externas possuem processos semelhantes, porém, são feitas por terceiros ou empresas contratadas, que não possuem um vínculo direto com as franquias.
Ambas devem ser realizadas com frequência, cuja periodicidade é definida pelos próprios gestores do negócio, dessa forma, é possível analisar detalhadamente a performance de cada franqueado.
Destarte, podem ser implementadas as seguintes revisões de auditoria:
a) Análise da situação financeira da empresa com foco na consistência dos registros contábeis, evitar fraudes nos pagamentos de royalties, avaliar se os controles são eficientes, ou mesmo fraudes e irregularidades na gestão.
b) Verificar se os processos e metas estão sendo cumpridos;
c) Verificar a franqueada está cumprindo a legislação federal, estadual e municipal;
d) Análise dos relatórios de gestão no que concerne à consistência e qualidade, e reflitam de maneira fiel a operação de cada unidade;
Para ter acesso a este e aos demais conteúdos, convido você a ler na íntegra a edição que preparamos e que você está recebendo: edição 83.